Sugestões de Leitura

Norma de Desempenho para edifícios promete grandes mudanças no mercado da construção civil a partir de 2013

Fonte: Sustentativa

Em 2013 entrará em vigor a NBR 15.575, conhecida como Norma de Desempenho, que causará uma verdadeira revolução no mercado da construção civil. A nova norma exigirá dos edifícios habitacionais desempenhos mínimos em vários quesitos, a exemplo do que já é praticado há mais tempo em países como Inglaterra, Espanha, França, Portugal e Estados Unidos.

O objetivo é garantir um nível mínimo aceitável de conforto e segurança, entre outros fatores, aos ocupantes das edificações. O conforto TÉRMICO, ACÚSTICO e LUMÍNICO passarão a ter grande importância, quando níveis mínimos de desempenho serão exigidos, podendo ser reclamados legalmente pelos proprietários dos imóveis. Isso quer dizer que os usuários poderão exigir na prática o desempenho mínimo exigido pela nova norma.

A Norma de Desempenho exige temperaturas resultantes máximas e mínimas nos ambientes de permanência prolongada (salas e quartos) para os períodos de inverno e verão. Também exigem determinados níveis mínimos de iluminação natural e redução de transmissão de ruído entre os ambientes.

Além de exigir um desempenho mínimo, a NBR 15575 classificará as edificações de acordo com o cumprimento a esses requerimentos. Dessa maneira, o desempenho de uma edificação poderá ser classificado com MÍNIMO, INTERMEDIÁRIO OU SUPERIOR para determinado requisito.

As SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS auxiliam na detecção de decisões equivocadas, quando o conjunto de sistemas projetado não atende aos requisitos da normativa. Dessa maneira, as adequações das especificações de projeto tornam-se muito mais dinâmicas, além de apresentarem um custo reduzido.

É possível comparar sistemas, materiais e estratégias de projetos de sombreamento e iluminação natural para alcançar os requerimentos da normativa e até mesmo superá-los, qualificando a edificação e conquistando um grande diferencial de qualidade. Este diferencial de qualidade, devidamente comprovado, serve como excelente argumento de venda, já que significa ECONOMIA DE ENERGIA e QUALIDADE DE VIDA.

Veja mais... (sustentativa.wordpress.com)

***



Arquitetura bioclimática: adequação do projeto de arquitetura ao meio ambiente natural

Celina Britto Correa


Nos enganamos quando pensamos que o futuro da arquitetura é feito de imagens de arranha-céus feitos de alumínio, ferro e muito vidro. A vanguarda da arquitetura, já em curso nas paisagens dos EUA e Europa, retoma os materiais naturais e benignos, se preocupa com estratégias para poupar água e luz, respeita a natureza e o entorno onde se insere e, sobretudo, promove o conforto sem esquecer a questão estética.

Estamos passando por um processo de transição na forma de viver e ver o mundo, em que o meio ambiente começa a fazer parte do cotidiano, não como um discurso de ambientalistas ou idealistas mas com reflexos no nosso dia-a-dia. A arquitetura se integra nesta busca por respostas adequadas a integração do ser humano no meio ambiente, com mudanças no processo de criação e execução dos espaços habitáveis e reflexos em toda a cadeia produtiva da indústria da construção.


***

Blog do Arquiteto
Douglas Jardim Plasse

Na busca de uma arquitetura consistente é necessário compreender claramente algumas regras as quais devem nortear as estratégias do projeto de arquitetura e urbanismo, essas regras estão relacionadas a correta interpretação dos efeitos do clima com a implantação de um determinado projeto. Para tanto, é necessário não apenas o conhecimento da varredura solar e suas variações conforme as estações, mas as oscilações da temperatura diária e anual em cada período do ano, bem como as precipitações de chuva em cada período. RIVERO(1985) defende o conceito quando trata do projeto bioclimático, apresentando uma preocupação que envolve uma abordagem mais ampla do projeto de arquitetura, quando relata: "O que realmente importa é compreender que não fazemos arquitetura se somente enfocamos unilateralmente os problemas físicos, ou os funcionais, ou os estéticos, ou os econômicos; será Arquitetura, e daí sua complexidade, na medida em que sejam solucionados integralmente todas as exigências que cercam o indivíduo, devidamente ponderadas de acordo com o tema em estudo."

Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário