Projeto premiado com brises

Oi, pessoal! Como vão de miniférias?

Espero que todo esse calor não tenha afetado a memória de vocês, pois temos uma pesquisa a fazer: brises (brise soleil) e elementos vazados.

De bobeira, encontrei esse projeto vencedor de concurso que usa brises como partido. Deem uma olhada!

Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para o Centro de Informação do COMPERJ em Itaboraí-RJ

Rio de Janeiro RJ Brasil, 2008

Andrade Morettin Arquitetos Associados



Sistema construtivo e eco-eficiência
O sistema construtivo adotado – composto basicamente pela estrutura metálica e por componentes industrializados para os sistemas de cobertura,  fechamentos e de divisórias - permite uma execução rápida e precisa, altamente racionalizada. Isto significa mais controle sobre os processos e menos desperdícios. O piso será de assoalho de madeira nas áreas expositivas e de placas de piso elevado nas áreas administrativas e nos espaços de reunião. Os brises horizontais da cobertura serão feitos de lâminas de madeira de reflorestamento autoclavadas (utilizando madeira de crescimento rápido), enquanto que as telas de proteção das fachadas serão executadas em aço inoxidável, em função da durabilidade e da baixa manutenção exigida pelo material.
A orientação do prédio – leste/oeste – determinou a adoção de algumas decisões de projeto para controlar a insolação e para tirar proveito da iluminação e ventilação naturais. As varandas que estão localizadas  nas fachadas leste e oeste criam, como vimos acima, uma zona de proteção para o interior do edifício. A tela e os brises horizontais barram o sol indesejável e a velocidade dos ventos, ao mesmo tempo em que os amplos caixilhos permitem a entrada da luz natural devidamente filtrada. Os caixilhos podem ser abertos, se as atividades assim permitirem, proporcionando a ventilação cruzada dos ambientes (de qualquer maneira, o ganho térmico será bastante reduzido, o que melhoraria consideravelmente o desempenho dos sistemas de refrigeração de ar).
Propomos a adoção de sistemas de reuso de água para irrigação dos jardins e para as bacias sanitárias. Propomos também que seja considerado o uso de painéis fotovoltaicos para prover parte da energia usada no edifício. Estes equipamentos estariam localizados na cobertura do pavilhão, aumentando a eficiência dos sistemas e ajudando a compor a imagem do edifício. As demais centrais de utilidade (central de refrigeração, subestação, gerador, caixa d’água e central de tratamento) foram distribuídas no terreno de acordo com as necessidades específicas de cada grupo.Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/08.090/2903?page=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário