Diretrizes Bioclimáticas para Ruas do Brasil

Queridos,

Terminei, enfim, de selecionar as ruas com as quais vocês irão trabalhar. Procurei pegar ruas famosas, bonitas ou inesperadas. Havia selecionado ruas em cidades do interior do Brasil, mas acabei tirando porque seria injusto, uma vez que há mais informação sobre capitais. Apenas Campo Grande e Belo Horizonte não estão no Sol-Ar (carta solar e rosa dos ventos), mas tomaremos cuidado para quem  pegar estas cidades ter acesso ao Luz do Sol e Windfinder. Todas as ruas possuem StreetView! E tem umas lindíssimas! Sugiro que todos dêem uma passeada pelas 32 ruas para conhecer um pouco mais do nosso país.

Comecem a paquerar sua rua favorita e fique na torcida! Quinta-feira iremos sortear! Não faltem e cheguem com as duplas formadas, por favor! Só disponibilizarei o modelo da prova-trabalho na quinta mesmo, então vão adiantando as outras tarefas.

O modelo do trabalho está no formato de slides (PowerPoint) para facilitar a comunicação visual e o compartilhamento posterior dessas informações que vocês irão gerar. No estudo são requeridos: coleta de dados (latitude, clima, carta solar, carta bioclimática, ventos (frequência e velocidade), índices pluviométricos etc); interpretação dos dados; percepção espacial do lugar; aplicação de técnicas bioclimáticas em projetos; um pouco de produção textual e um pouco de produção gráfica. Procurem observar, pelas fotos do StreetView e dados coletados, as características dos materiais das fachadas externas (expostas às condições climáticas); a cor utilizada nas fachadas externas e pavimentações; a orientação solar; a forma e a altura das edificações; a orientação e o tamanho das vedações transparentes; as características do entorno; a orientação em relação a ventilação; o desempenho das aberturas (percentual para iluminação e ventilação, proteções à insolação inadequada); a localização estratégica dos condicionadores de ar artificiais; o uso da vegetação etc.Vai ser bom!

E segue o nosso mapa!


Visualizar Conforto Ambiental I - Diretrizes para Projetos Bioclimáticos em um mapa maior


Uma curiosidade! Olha as estatísticas de vento em Belo Horizonte, que coisa rara! Ainda bem que eles não precisam de ventilação como Salvador, heim? Já pensou!? (Compare com o de Salvador.)



Campo Grande não está muito bem também! Quando mais precisa, não tem! E olha que distribuição a de outubro (abaixo)!


Vejam mais em Windfinder.com

Um comentário:

  1. Professora, o nosso trabalho já está pronto, porém por alguns detalhes estaremos enviando até amanhã pela manhã, sem falta.
    Laina e Rebeca

    ResponderExcluir