Sombra Projetada

As vezes uma sombrinha faz toda a diferença! (Farol da Barra, Salvador)

Tirada no dia 07 de janeiro de 2012. Alguém teria uma ideia da hora? 15:41









3 comentários:

  1. Olá Profa Denise,
    Vou arriscar um comentário, com sua permissão. A primeira imagem, de 7 de janeiro, quando o sol já está começando seu "caminho" de volta do ponto máximo ao sul, que é por volta de 21 de dezembro, porém ainda não está em zênite sobre Salvador, o que ocorre por volta de 15 de fevereiro. Por isso a sombra está mais voltada para o Ed Oceania. Depois dessa data ele irá cada vez mais apontar para a avenida, até que em 15/02 ele começa apontando pela praia e não cruza a balaustrada, já que esta não é perfeitamente alinhada com o leste/oeste, mas quase...
    A data dessa foto é um pouco diferente da data da imagem do google earth, pois nesta última vemos que ele já aponta para a escada e na primeira não. Estaria coreto dizer que a data da imagem do google é um pouco posterior? Diria que é uma data no início de fevereiro, porém anterior a 15/02, pois a sombra ainda não está perfeitamente alinhada com o leste, mesmo que a visão não esteja alinhada perfeitamente com a ponta do farol, pode-se perceber.
    Quanto à hora, podemos lembrar que na data de 07/01 o sol começa a ficar um pouco mais atrasado do que o meio dia local, dada a sua posição no analema para a data, fazendo com que ele se ponha um pouco mais tarde. Essa maxima variação de "atraso" se dá por volta de 12/02 (Isso mesmo! Próximo à data do zênite em Salvador, que é ~15/02!) Sem as medições para cálculo de trigonometria, vou arriscar que são por volta das 14:15 ou 14:30, supondo um triângulo com o lado formado pela sombra parecido com a medida do lado formado pela altura do farol. A foto do google pode ter sido tirada cerca de uma hora depois.
    Bem, espero não estar MUITO erado, mas so um pouco! KKKK
    Abraços e passe também lá pelo meu Blog!
    www.veraodabahia.blogspot.com.br
    Luiz
    (Estrenho. No meu Gogle Earth aqui diz que a imagem é de 27/04)

    ResponderExcluir
  2. Que massa receber sua mensagem aqui! Adorei! Sabe que eu estive olhando seu blog um dia destes? Queria ter feito o curso de extensão em astronomia, mas ando tão atarefada!

    Para responder dignamente a sua mensagem, vou precisar de um tempinho para acompanhar o percurso que você descreveu, ok?

    Sabe que há pouco tempo descobri o analema? Fiquei encantada!! Só considerava a longitude até então! Tenho que atualizar meus alunos quanto a isso! Não que faça tanta diferença para nossas simulações, mas para ajustar um relógio solar ou provocar uma mancha de sol de efeito em horário determinado, é importante!

    Espero este fds conseguir um tempinho para percorrer sua mensagem com calma! Já li duas vezes, mas precisarei de mais que isso! *rs*

    ResponderExcluir
  3. Maraviilha, Professora!
    Tenho no meu Blog alguns Links para os simuladores da Universidade de Nebraska que são muito interessantes. Realmente não se costuma observar o movimento norte sul do sol. As previsãoes climáticas não explicam o fato, não o utilizam como base para previsões, além de outras coisas como utilizarmos as regras das estações temperadas aqui entre os trópicos sem fazer nenhum sentido. Estou nessa cruzada... Rs... Vamos "trocar figurinhas", vou passar um e-mail com meus contatos para seu e-mail do Gmail divulgado pelo Blogger. Caso queira entrar em contato meu mail é sampaioathayde@yahoo.com.br
    Grande abraço!
    Luiz

    ResponderExcluir