Empreendimento Etiquetado em Salvador


Etiqueta incentiva elaboração de projetos eficientes focados na economia de energia.

Parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) foi criada para incentivar a elaboração de projetos arquitetônicos que aproveitam ao máximo a iluminação e ventilação naturais. São avaliados os sistemas de iluminação, de condicionamento de ar das edificações e as características construtivas das fachadas e coberturas. Os selos seguem as mesmas características adotadas para a etiquetagem de eletrodomésticos de baixo consumo.

Hangar, empreendimento localizado em Salvador, possui a Etiqueta PBE Edifica.

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), desenvolvido pelo Procel e pelo Inmetro, e segue as mesmas características adotadas para a etiquetagem de eletrodomésticos de baixo consumo. O objetivo da etiqueta para as edificações é incentivar a elaboração de projetos arquitetônicos que aproveitam ao máximo a iluminação e ventilação natural, avaliando a transmitância térmica e absortância da envoltória, instalando iluminação artificial e condicionamento de ar eficientes, acarretando um consumo menor de energia elétrica.

Os edifícios podem obter a etiqueta de projeto e depois da construção, separadamente. A graduação da etiqueta varia de "A" a "E", de acordo com o consumo de energia elétrica. A etiqueta, que se aplica em edificações residenciais, comerciais, de serviço e públicas, de caráter voluntário e pode ser outorgado para edificações já existentes ou novas. A Ence de Edificações Comerciais também pode ser parcial ou geral, avaliando os sistemas de envoltória, iluminação e condicionamento de ar, separadamente.

A etiqueta de envoltória é a única obrigatória, pois é ela que será avaliada para toda a construção, permitindo ainda a análise das demais. São atribuídos pesos para cada item avaliado: sistema de iluminação (30%), envoltória (30%) e condicionamento de ar (40%). Em Salvador, por exemplo, o empreendimento Hangar Business Park, da Odebrecht, obteve o selo de nível A, com consultoria do Setor de Eficiência Energética da Coelba/Neoenergia.

A avaliação foi realizada desde as premissas do projeto, até a construção total, em um laboratório acreditado pelo Inmetro. Segundo Daniel Netto, da área de engenharia e novos negócios da Odebrecht, a etiqueta promove o reconhecimento da importância de produtos imobiliários sustentáveis, além de conscientizar e satisfazer os clientes dos empreendimentos. "Com o selo, nossos clientes têm uma redução em seus gastos com energia. Isso se deve à utilização de sistemas construtivos mais sustentáveis, como a utilização de vidros eficientes que possibilitam iluminação natural com menor transferência de calor, fachadas com baixo índice de transmissão e absortância térmica, coberturas claras com isolamento térmico, o que possibilita uma menor variação da temperatura interna do edifício, favorecendo a redução no uso de condicionadores de ar e do sistema artificial de iluminação", explicou Netto.

Além disso, o empreendimento também utilizou a energia solar para o aquecimento da água e sistemas que racionalizam o uso dos recursos hídricos. Porém, Netto sinalizou que há poucos laboratórios acreditados para avaliação das edificações no Brasil e nenhum no estado da Bahia, o que dificulta o processo de etiquetagem.

***QUE BELEZA! SE PREPAREM PARA PEGAR ESSE FILÃO!!!***

Nenhum comentário:

Postar um comentário